O cálculo estrutural é um processo de análise e verificação de estabilidade, resistência e rigidez de estruturas e serve como informações essencial para viabilizar a construção de edificações.
O objetivo básico do cálculo estrutural é produzir estruturas capazes de resistir às cargas aplicadas sem falha durante sua vida útil.
A npe_eng é uma empresa de cálculo estrutural especializada em análise e dimensionamento de estruturas em concreto e aço para edificações.
O cálculo estrutural é normalmente realizado por um engenheiro calculista estrutural.
Uma estrutura tem como objetivo principal transmitir ou suportar cargas. Se a estrutura é projetada ou fabricada de forma inadequada, ou se as cargas aplicadas excedem as especificações de projeto, a estrutura provavelmente não conseguirá executar sua função pretendida, com possíveis consequências graves.
De forma resumida, o cálculo estrutural é a atividade que antecede a emissão de um projeto estrutural ou um laudo estrutural.
Cargas são as forças externas aplicadas diretamente aos elementos de uma estrutura.
Além do peso próprio, as cargas usuais que atuam numa estrutura são: cargas acidentais, cargas móveis e cargas de fenômenos naturais: ventos, chuvas, inundações, gelo, terremotos, temperatura, etc.
Podem atuar também, em casos especiais, cargas de incêndio, explosão, recalque diferencial, empuxo de terra, impacto de ondas, movimento de maré, sub-pressão de lençol freático, etc.
Os componentes de uma estrutura devem ter resistência adequada, sem sofrer danos (deformações excessivas, trincas, colapso parcial, início de ruptura), quando submetidos aos diversos tipos de esforços que estarão sujeitos durante sua vida útil, tais como: tração, compressão, flexão, cisalhamento e torção.
A resistência de um elemento, ou seu estado limite último (ELU), é verificado quando sua capacidade resistente é superior ao esforço máximo da envoltória de combinações últimas que atua no mesmo.
A deformação da estrutura deve ser avaliada cuidadosamente pelo engenheiro de estruturas responsável pelo cálculo estrutural.
O desempenho de uma estrutura é determinado pelos deslocamentos máximos aceitáveis sob ações de serviço.
As deformações ocorrem pela elasticidade do material (concreto, aço, madeira, etc.) e conforme maior a tensão no material mais aumenta a sua deformação.
O estado limite de serviço (ELS) de uma estrutura é garantido quando seu deslocamento numa determinada combinação de ações não ultrapassa o deslocamento máximo admissível na respectiva norma técnica.
Trabalhamos em parceria com nossos clientes, visando atender objetivos e metas de cada empreendimento, seja de pequeno, médio ou grande porte, com foco na prestação dos seguintes serviços de engenharia estrutural:
Av. Iraí, 393 | Cj. 16 | Moema
CEP 04082-001 | São Paulo-SP
+55 11 2361-1450